Provas acontecem no dia 25, na URI Erechim, e seleção oferece vagas em três especialidades: Anestesiologia, Clínica Médica e Medicina do Trabalho
Médicos recém-formados ou em fase de conclusão da graduação ainda têm tempo de se inscrever no processo seletivo dos Programas de Residência Médica do Hospital Unimed Erechim, com ingresso em março. As inscrições seguem abertas até o dia 18 de janeiro e a prova objetiva acontece dia 25 de janeiro, na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI Erechim).
Credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC), o Hospital Unimed Erechim oferece uma formação que alia excelência técnico-científica, prática assistencial e cuidado humanizado. Ao todo, são três vagas com acesso direto, distribuídas nas especialidades de Anestesiologia, Clínica Médica e Medicina do Trabalho.
As inscrições acontecem exclusivamente pelo site do Hospital Unimed Erechim (https://www.hospitalunimederechim.com.br/residencia-medica/). Os residentes aprovados recebem bolsa de estudos conforme legislação vigente, auxílio-moradia, além de alimentação nas dependências do hospital, uniforme e acesso a espaços de estudo.
O médico anestesiologista e coordenador da residência na área de Anestesiologia, Dr. André Keng Wei Hsu, destaca a relevância da residência para a formação do médico. “Ela representa o momento em que o conhecimento teórico adquirido ao longo da graduação é consolidado e aprofundado por meio da prática clínica supervisionada. Nesse período, o profissional desenvolve habilidades técnicas, raciocínio clínico, tomada de decisão e postura ética diante de situações reais. Além disso, a residência contribui para a formação de especialistas mais preparados, seguros e atualizados.”
Teoria aliada à prática profissional
Os Programas de Residência Médica são realizados nas dependências do Complexo Hospitalar Unimed Erechim, que contempla dois serviços de imagem, laboratório de análises clínicas, hospital, serviço de saúde ocupacional e áreas administrativas. O edital completo e mais informações estão disponíveis no site do Hospital, na aba “Residência Médica”, ou junto à COREME.
Segundo o médico pneumologista e coordenador da residência em Clínica Médica, Dr. Leandro Antônio Gritti, a residência é uma excelente oportunidade para consolidar os conhecimentos adquiridos durante a graduação. “Os programas acontecem em regime de tempo integral, com treinamento em serviço e supervisão de profissionais altamente qualificados em suas respectivas áreas, o que proporciona um aprendizado intensivo, contínuo e baseado na prática clínica real.”
Para a médica do trabalho e coordenadora da residência em Medicina do Trabalho, Dra. Jaqueline Buaes Graeff, a residência oferece uma formação sólida, prática e especializada. “Na residência, o médico desenvolve competências clínicas, epidemiológicas e preventivas, aprendendo a identificar, avaliar e controlar riscos ocupacionais. Esta formação garante uma atuação ética, crítica e baseada em evidências, capacitando o profissional a atender às exigências legais e a contribuir para a melhoria das condições de trabalho e da qualidade de vida dos trabalhadores.”
–
–
–