Hospital Unimed Erechim promove curso sobre Ventilação Mecânica

Imersão de dois dias no curso de Ventilação Mecânica contou com a presença do fisioterapeuta intensivista, Luiz Alberto Forgiarini Júnior, profissional com ampla experiência e trajetória acadêmica de destaque.

Curso contou com a participação de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e acadêmicos
Curso contou com a participação de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e acadêmicos

“O óbvio não é óbvio para todo mundo”, afirma o fisioterapeuta Luiz Alberto Forgiarini Júnior, palestrante do curso de Ventilação Mecânica, promovido pelo Hospital Unimed Erechim, nos dias 25 e 26 de julho. O treinamento contou com a presença de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, que atuam na assistência ao paciente crítico, além de acadêmicos destas áreas.

A ventilação mecânica é um suporte vital utilizado em pacientes com insuficiência respiratória. As novas diretrizes abordadas no curso enfatizam a importância da formação continuada dos profissionais de saúde e a necessidade de atualizações nas práticas clínicas, especialmente após a pandemia de Covid-19. “É fundamental entender as indicações, contraindicações e manejo da ventilação mecânica para evitar complicações, visto que é utilizada em pacientes graves ou potencialmente graves. A pandemia ensinou muito nessa área criando alternativas”, enfatizou o palestrante.

O evento, realizado nos dias 25 e 26 de julho, teve sua abertura conduzida pelo médico pelo médico e diretor de Educação da Unimed Erechim, Roberto Carlos Bustamante Pineda, que desejou as boas-vindas. “É uma satisfação recebê-los em mais um curso voltado ao aprendizado e ao fortalecimento da nossa prática assistencial. A ventilação mecânica exige domínio técnico e decisões rápidas, sempre baseadas em evidências. Acreditamos que este curso seja uma importante ferramenta para que possamos evoluir juntos, enquanto profissionais e enquanto instituição.”

O objetivo do curso foi estimular a educação continuada às equipes multiprofissionais que atuam no manejo do paciente crítico na região do Alto Uruguai, com ênfase no raciocínio clínico e na tomada de decisão.

Diretor de Educação da Unimed Erechim, Roberto Carlos Bustamante Pineda, realizou a abertura do curso
Diretor de Educação da Unimed Erechim, Roberto Carlos Bustamante Pineda, realizou a abertura do curso

Abordagens

Foram abordadas situações clínicas mais comuns e a adoção de condutas voltadas à qualificação da prática assistencial diária, como: modos ventilatórios básicos e avançados; identificação e correção de assincronias paciente-ventilador; ventilação em situações específicas, como doença pulmonar obstrutiva crônica, asma, obesidade, condições neurológicas, cardiopatias e síndrome do desconforto respiratório agudo; ventilação não invasiva; cânula nasal de alto fluxo e técnicas de fisioterapia no Centro de Terapia Intensiva.

Ao longo de dois dias, o foco esteve no compartilhamento de conhecimento, permitindo que os participantes esclarecessem dúvidas sobre todos os temas abordados e aplicassem o aprendizado em suas atividades profissionais.

O diretor Técnico da Unimed Erechim, Gilberto Luís Federle, que é cirurgião torácico, participou do curso e falou sobre a importância da capacitação, que engloba multiprofissionais. “O palestrante tem muito conhecimento e expertise no assunto. É acima da média, um estudioso incansável. Este conhecimento aliado a uma excelente didática, proporcionou um grande aprendizado aos profissionais da região e com certeza trará frutos no atendimento. Foi uma oportunidade ímpar para todos nós.”

A médica intensivista e responsável Técnica do Centro de Terapia Intensiva do Hospital Unimed Erechim e participante do curso, Carla Oldra, destacou-se pela intensa troca de informações e experiências com o palestrante. “A Unimed Erechim tem por missão realizar este trabalho multidisciplinar e este curso foi extremamente importante, pois além do serviço médico é fundamental o trabalho do fisioterapeuta. O curso serviu para unir os serviços multidisciplinares, com o intuito de melhorar o cuidado do paciente. Precisamos enaltecer a importância do fisioterapeuta no tratamento e recuperação dos pacientes. Precisamos valorizar mais este profissional.”

Diretor de Educação da Unimed Erechim, Roberto Carlos Bustamante Pineda, realizou a abertura do curso e o diretor Técnico da Unimed Erechim, Gilberto Luís Federle, elogiou o curso pela qualidade e importância

Currículo do palestrante

O fisioterapeuta intensivista, Luiz Alberto Forgiarini Júnior, possui ampla experiência na área de Ventilação Mecânica e uma trajetória acadêmica e profissional de destaque.

Graduado pelo Centro Universitário Metododista IPA, é doutor em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Fisioterapia e Terapia Intensiva Adulto, título concedido pela Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), atua como docente nos cursos de Medicina, Fisioterapia e no Programa de Pós-graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Além de sólida atuação como consultor na área de equipamentos médicos e respiratórios, é autor de 98 artigos científicos e um dos responsáveis pela elaboração de novas Diretrizes Brasileiras de Ventilação Mecânica. Sua contribuição à área também inclui a participação como revisor de 14 periódicos nacionais e internacionais nas áreas de Fisioterapia e Terapia Intensiva.

Luiz Alberto Forgiarini Júnior é doutor em Ciências Pneumológicas pela UFRGS
Luiz Alberto Forgiarini Júnior é doutor em Ciências Pneumológicas pela UFRGS

Compartilhe essa notícia
Ir para o conteúdo
Política de Privacidade

Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis. Acesse todas as informações clicando aqui.