Procedimento cardíaco é de alta complexidade e minimamente invasivo
O Hospital Unimed Erechim alcançou um marco importante em sua trajetória de crescimento e excelência: a realização da primeira cirurgia de pericardiectomia em sua unidade. O procedimento é considerado de alta complexidade e foi realizado com técnica minimamente invasiva, proporcionando benefícios significativos ao paciente no processo de recuperação.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a pericardiectomia é uma alternativa para pacientes com pericardite constritiva e que não respondem ao tratamento medicamentoso, sendo um procedimento cirúrgico complexo que pode proporcionar a melhora na qualidade de vida dos pacientes.
A cirurgia foi conduzida pelo cirurgião torácico Dr. Gilberto Luís Federle (CRM 19935). Segundo o profissional, a pericardiectomia é indicada quando o pericárdio, membrana que envolve o coração, desenvolve uma reação inflamatória e cicatricial.
“Essa alteração dificulta os movimentos do coração, o que causa sintomas como falta de ar, fadiga e inchaço. A cirurgia é necessária para remover de forma total ou parcial o pericárdio e reestabelecer a função cardíaca normal.”
A técnica utilizada no procedimento priorizou uma abordagem minimamente invasiva, o que reduz o tempo do procedimento e da internação, acelerando a recuperação do paciente. “Entre os benefícios nesta intervenção está a melhora na condição cardíaca do paciente, onde ele não tem mais cansaço e dor”, explica o médico.
O procedimento foi realizado em agosto em um paciente de 57 anos. Conforme explica Dr. Gilberto, o paciente apresentava quadro de pericardite e estava com derrame pericárdio (líquido ao redor do coração), o que não deixava o órgão trabalhar direito.
Casos como este demonstram que, com estrutura adequada e profissionais capacitados, é possível oferecer à comunidade acesso a tratamentos modernos e resolutivos, com segurança e qualidade. O Hospital Unimed Erechim segue empenhado em promover a inovação e o cuidado integral à saúde, consolidando-se como referência em saúde na região.