Fortalecer a cultura de segurança do paciente é fundamental para transformar o cuidado em saúde em uma prática cada vez mais segura, eficiente e centrada nas pessoas. No Hospital Unimed Erechim, essa missão se reflete em ações concretas, como a identificação correta de 100% dos pacientes internados, que recebem uma pulseira de identificação assim que são admitidos, garantindo que cada cuidado seja direcionado à pessoa certa, no momento certo.
Essa prática ganha ainda mais importância com o Dia Mundial de Segurança do Paciente, celebrado no dia 17 de setembro, data que reforça a relevância das ações voltadas à proteção e ao bem-estar de quem depende de cuidados em saúde.
De janeiro a agosto de 2025, foram identificados 2.166 pacientes internados no Hospital Unimed Erechim. O monitoramento contínuo desse processo contribui para a prevenção de erros, a rastreabilidade das ações assistenciais e uma gestão de riscos mais eficaz.
No Hospital Unimed Erechim, a segurança do paciente é um compromisso permanente. Um exemplo prático disso está no cumprimento das Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente, estabelecidas pela Joint Commission International (JCI), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Elas chamam a atenção para aspectos como: identificação correta do paciente; comunicação assertiva entre os profissionais da saúde; segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; aplicação de checklist de cirurgia segura; cumprimento ao protocolo de higienização das mãos e ações voltadas a redução do risco de quedas e lesões por pressão.
Alinhado a esse movimento global, o Hospital Unimed Erechim desenvolve, de forma contínua, estratégias para aprimorar o ambiente hospitalar, com base em segurança, acolhimento e excelência no cuidado.
Segundo a CEO do Hospital e Serviços Próprios Unimed Erechim, Alessandra Sonda, a promoção dessa cultura de cuidado permeia todos os níveis de assistência. “No Hospital Unimed Erechim, entendemos que a segurança do paciente é uma responsabilidade compartilhada que permeia todos os níveis de cuidado. Investimos no aperfeiçoamento profissional, na melhoria dos processos e na sensibilização dos colaboradores visando que cada momento da jornada de saúde seja conduzido com segurança.”
Para Alessandra, a segurança começa com o olhar atento e o comprometimento de cada colaborador. “Cada colaborador desempenha um papel fundamental na construção de um ambiente seguro. É a soma dessas atitudes conscientes, do respeito aos protocolos assistenciais e da comunicação eficaz que torna possível prevenir erros e garantir a recuperação adequada de quem está sob nossos cuidados.”
Segurança, qualidade e cuidado
O Hospital Unimed Erechim conta com a atuação integrada entre o Núcleo de Segurança do Paciente e a Comissão de Controle de Infecções Hospitalares. Juntas, essas áreas promovem ações permanentes de qualificação, alinhadas às boas práticas, normas de biossegurança e protocolos institucionais.
Além disso, a instituição realiza acompanhamento pós-alta para pacientes que passam por procedimentos cirúrgicos e ambulatoriais, garantindo continuidade do cuidado e monitorando a recuperação do paciente.
De acordo com o doutor em Ciências da Saúde, Dr. Salvador Gullo Neto, referência nacional em práticas de segurança do paciente, a trajetória do Hospital Unimed Erechim é marcada por esse compromisso desde o início.
“Construir um hospital e investir em seu crescimento sustentável é uma ação de enorme responsabilidade. Desde sua concepção, o Hospital Unimed Erechim tem a segurança como princípio orientador. A cada nova fase, serviço ou melhoria implementada, o primeiro aspecto avaliado sempre é a segurança do paciente. Essa cultura consolidade é o que faz da instituição uma referência em qualidade assistencial.”
Dr. Salvador também destaca o foco da instituição na experiência do paciente, que vai além do atendimento seguro. “Com o tempo, compreendemos que oferecer uma boa experiência não está apenas em prestar atendimento seguro, mas em mapear e aperfeiçoar toda a jornada do paciente, desde o primeiro contato até a alta. Hoje, temos processos organizados e específicos para exames, atendimentos ambulatoriais e internações, sempre com atenção às necessidades individuais.”
Para o especialista, a integração entre as equipes é um dos principais fatores para garantir segurança. “Ninguém cuida sozinho. A segurança depende da harmonia entre os profissionais. É como uma orquestra: todos precisam conhecer seu papel e atuar em sintonia. Essa troca constante de informações é o que garante um cuidado eficiente, individualizado e seguro.”
Com estas ações, o Hospital Unimed Erechim trabalha para proporcionar um ambiente mais seguro e acolhedor, onde o cuidado vai além do tratamento, visando a valorização da vida e o bem-estar de cada paciente.